quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

O retiro sexual 31 março de 1931, Num. 03

Evoé! Já tá na hora. O pessoal já está prontinho da silva.
O enxoval do dia e da noite já está arrumadinho nas malas. O retiro abre os braços porque é sem ana santa, a semana da farra.
"Donee mihi satisfaciam".
O padre Bremmond diz que os retirantes podem ficar em qualquer posição contanto que venham "les consolations les larmes et le reste"...
E em qualquer posição ficam eles, implorando "uma faísca de tua doçura e uma torrente de tuas voluptuosidades"
Parece Freud, mas não é.
É um trechinho do velho livro místico: "O espelho da alma" citado pelo acima citado padre Bremmond, grande esteio da Academia Francesa.
E no seu livro sobre a "conquista mística" continua ensinando pra gente uma porção de coisas que a gente não sabe.
É muito engraçada a história da consolação sensível e dos "contentos" da espanhola dona Tereza de Jesus, que chega a sentir a presença da força de Deus.
Eis aqui o que escreve a este respeito um dos grandes místicos do século XIX:
"Deus toma a alma segundo a fraqueza de sua natureza. Ela se espalha nos sentidos e habituada a receber sua s impressões pelos sentidos só vive pelos sentidos”.
Isto tudo está na "Conquista Mística" do acadêmico francês. (Volume 4.o do livro "Le sentiment réligieu en France").
O misticismo está desmoronando evidentemente com a decadência das morais de controle e a Santa Tereza de antes tinha muito mais importância sexual do que a Terezinha de agora que não passa de uma pequena datilógrafa que faz as suas farras de domingo, portanto, sem misticismo exagerado.
Entretanto o fenômeno da sublimação embora em muito menor escala aparece ainda nos retiros onanistas de semana santa e carnaval.
Os sublimados explosivos ao primeiro contato se reúnem para o gozo permitido e ajudado pelo padre.
O jejum masoquista auxilia o prazer físico e transporta para uma loucura desenfreada os históricos dos dois sexos.
Antes, a história do Ovalinho que é melhor porque este ao menos mandou o retiro às favas e traiu os santos com uma mulata chamada Berta Lux.
Os fenômenos que elucidam os delírios históricos dos santos e freiras foram bem verificados por Freud nas experiências de hipnose com que ele começou os seus estudos...
Constata-se cada vez mais que o misticismo só aparece nas civilizações recalcadas e doentias.
Agora, que nós caminhamos embora muito devagar para uma época sem recalque e de moral biológica racionalizada, onde não existirão nem desvios sexuais nem retiros físicos, Freud e o Padre Manfredo podem pedir demissão. 

                                                                                                                                     Pagu