sábado, 13 de agosto de 2011

Compartilhando...

          Em uma grande obra que li do autor Markus Zuzak, A Menina que Roubava Livros, encontrei na surpreendente dona Morte, sua narradora, uma percepção fantástica sobre as cores do dia. Não somente as cores do amanhecer ou do entardecer, que é quando o céu mais se modifica e talvez, os únicos momentos em que paramos para observar, isto é, quando de fato paramos para observá-las. E o que mais me chamava atenção era como a Morte, uma figura normalmente 'taxada' como fria e obscura, pode se transformar em uma narradora repleta de sensibilidade e sabedoria. Apaixonei-me por ela!
          A partir desta obra, que muito contribuiu para as minhas recordações de infância, passei a observar as cores dos meus dias e percebi que em fração de segundos elas se alternam, não só pelos acontecimentos em minha volta, mas principalmente, pelos acontecimentos dentro de mim. E eu posso dizer que isso muito tem contribuído para melhor avaliar o meu relacionamento comigo mesma e com as pessoas a minha volta. Pois o meu dia, pode sim iniciar com uma cor que independe de mim, mas as outras que se alternarão são dependentes de minhas atitudes, sejam elas atitudes de hoje ou de ontem, mas sou eu responsável por elas.
          Compartilho então aqui no blog as cores do meu dia de hoje, que começou acinzentado pelo cansaço e desânimo de minha semana tão corrida. Depois meu dia amarelou-se, uma maravilha: descontração. Mas infelizmente, uma atitude antiga embaçou o meu dia amarelado e acinzentou-se totalmente. Uma atitude, que como eu disse anteriormente, mesmo sendo antiga é de responsabilidade minha e capaz de alterar as cores do meu dia.
         Marciele de Oliveira


 

3 comentários:

  1. Maurilia, que maravilha de crônica (!).
    Como, muito bem, já disse, a narradora em "A menina que roubava livros" consumia-nos, por meio da leitura, com uma visão sensibilíssima. Também, fiquei entusiasmado, e cresci imensamente, após esta leitura. Mas, creio, era esse o ideal de nossa grande Mestra Ana Rita, fazer-nos adentar no incrível mundo literário.

    Adorei a postagem; abração.

    Rodrigo Davel - Bixudipé

    ResponderExcluir
  2. Olá Rodrigo, obrigada por fazer parte do nosso tão rescente blog. Só demoramos um pouquinho a nos identificar, não é mesmo? rsrsrs

    "A menina que roubava livros" é com certeza, uma grande obra, capaz de nos envolver em sua leitura. Esperamos que assim como a Ana Rita, como bem dito, nossa grande Mestra, possamos nós também saber utilizar esta grande obra para o crescimento de nossos futuros alunos.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. A grande sorte de vocês duas é:
    1° eu não ter um espírito vingativo.
    2° eu não ter dito nada, como pretendia, a Maurília.
    3° eu ser um bom amigo.
    4° e último, ter gostado muito do blogue e da postagem.

    Que mania que vocês têm de dificultar as coisas para mim... rs

    ResponderExcluir